Como escolher curso e universidade no Reino Unido?

shield-492989_1280

“Quero fazer faculdade, mas não sei qual curso escolher, nem onde estudar.”

Se esse é o seu caso e se você está no Reino Unido, ou planeja estudar aqui, estas dicas são para você!

Segundo os organizadores do curso “How to Succeed at Writing Applications”, da Universidade de Sheffiled, na Inglaterra, você deve começar pelas universidades. Procure saber se cultura e os valores da universidade combinam com os seus: por exemplo, você sabia que a London School of Economics é considerada umas das principais universidades especializadas em ciências sociais do mundo? Então, se você está atrás de prestígio e grandiosidade, lá é uma boa opção! Pesquise quais os recursos e instalações que a universidade tem a oferecer: para você que quer ser dentista, sabia que a Faculdade de Odontologia do Queen Mary University of London’s (QMUL) oferece uma das mais modernas instalações do Reino Unido? Pois é…

Você deve, ainda, analisar onde a instituição está localizada, se em cidade grande ou dentro de um grande campus. E se imaginar ali: você se adaptaria melhor em um grande centro urbano como Londres ou Manchester ou preferiria uma vida universitária em cidade do interior? Outro ponto a considerar é o tamanho da instituição e o número de alunos que ela tem.

Como mencionei em outro artigo do blog, para concorrer a uma vaga de graduação em universidade britânica, o candidato deve procurar o UCAS (Universities and Colleges Admissions Service), órgão que centraliza e gerencia os processos de inscrição e aceitação de todos os estudantes nas instituições de ensino daqui. Você vai preencher um formulário de inscrição (application form”) e colocar 5 opções de cursos que pretende concorrer. Também faz parte do processo escrever uma carta de apresentação (“personal statement”). Ela é a oportunidade de vender o seu peixe, mostrar o porquê a universidade deve escolher VOCÊ. Como provavelmente você vai escolher 5 universidades diferentes, a carta deve explicar os motivos que fizeram você escolher o tal curso (e não a universidade), as suas afinidades com o assunto, as habilidades que você julga ter que ajudarão se dar bem nos estudos.

Por outro lado, se você se inscrever diretamente com a universidade, como é geralmente o caso dos cursos de pós-graduação, poderá escrever o seu personal statement de forma bem customizada, explicando porque escolheu aquele curso daquela universidade.

Pelo UCAS ou não, o negócio é pesquisar bem os sites das universidades e ver a movimentação delas nas redes sociais. Veja, principalmente, o departamento de seu interesse e aproveite para fazer uma visita nos open days oferecidos. Aliás, o open day é uma ótima oportunidade para conversar com os alunos e professores, tirar as suas dúvidas, visitar a biblioteca, laboratórios e demais instalações que poderão fazer parte do seu dia-a-dia em breve.

A seguir, fatores chaves que poderão ajudá-lo na hora de escolher a universidade certa para você:

– estrutura e tipo de curso
– qualidade de ensino
– liderança no campo da pesquisa (a universidade é empenhada em conduzir pesquisas inéditas?)
– biblioteca (é bem abastecida de livros da área de seu interesse?)
– satisfação dos alunos e ex-alunos
– centro acadêmico / grêmio estudantil
– academia de ginástica e demais atrativos para os alunos
– oportunidade para desenvolver habilidades
– alojamento
– bolsa de estudo / financiamento estudantil

E quando se decidir qual curso e qual universidade quer estudar, você precisará de tradução certificada dos seus documentos escolares do Brasil. Volte aqui e traduza comigo!

 

Artigos relacionados:

https://lucianapaquet.com/2015/08/19/como-e-o-vestibular-no-reino-unido/

https://lucianapaquet.com/2016/02/08/feira-gratuita-para-quem-quer-fazer-faculdade-no-reino-unido-2/

https://lucianapaquet.com/2015/02/24/ielts-o-que-e-para-que-serve-e-como-se-preparar-sem-gastar-nada/

https://lucianapaquet.com/2016/02/04/como-escrever-uma-cover-letter/

https://lucianapaquet.com/2016/02/23/quer-aprender-a-escrever-um-essay/

https://lucianapaquet.com/2014/02/08/estude-no-reino-unido/

Comentário:

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s