Apesar da maioria dos cursos de graduação ter duração de apenas 3 anos, é muito provável que a universidade peça para você começar os estudos pelo ano zero, também chamado de Foundation Course ou Foundation Year
É um curso básico – de seis meses a um ano – que prepara o aluno estrangeiro para a graduação, igualando o seu nível de conhecimento com o de um aluno britânico e aumentando as suas chances de acompanhar bem a faculdade.
É no Foundation Course que você se familiarizará com o inglês acadêmico, aprenderá técnicas para redigir monografias, aprenderá sobre metodologias de pesquisa e terá aulas introdutórias já na área da graduação que você pretende estudar.
O ideal é que o aluno faça o Foundation Year na mesma universidade que deseja fazer a graduação.
“É obrigatório?”
Não. Quando você estiver fazendo a sua pesquisa de cursos, vai notar que todos eles têm duas opões, com ou sem Foundation. Se você é mega confiante e acha que já está pronta, pode partir direto para a graduação propriamente dita. Converse com o administrador do curso.
“Quais as vantagens?”
A nota de IELTS exigida para o Foundation é mais bem mais baixa (geralmente 5) justamente porque eles sabem que você está lá para melhorar o inglês!
E, convenhamos, não basta aprender mais o inglês e pegar mais vocabulário na área que você vai estudar. Tem que aprender a escrever os essays. O Foundation vai te dar as manhas de como redigir trabalhos acadêmicos. Fundamental para tirar boas notas!
Fora que há outras matérias para cursar no Foundation. Serão matérias que te darão uma melhor base para acompanhar o curso de graduação. Com mais base, você será capaz de aproveitar mais o curso.
“Quais as desvantagens?”
Ter que pagar um ano a mais.
Há quem ache que fazer Foundation é “perder” um ano da vida.