IELTS: o que é, para que serve e como se preparar sem gastar nada

ielts-1705198_1280IELTS (International English Language Testing System) é um teste de inglês aceito em várias universidades do Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, em instituições governamentais (para fins de imigração e em pedidos de visto, por exemplo) e agências de emprego.

Existem duas versões do IELTS: o “Academic” (para quem quer entrar na faculdade, em cursos de graduação ou pós-graduação) e o “General Training” (para quem busca trabalho, estágio, programas de treinamento e alunos do ensino médio). As duas versões avaliam a capacidade oral (escutar e falar) e escrita (ler e escrever) do candidato em seções separadas chamadas de Listening, Reading, Writing e Speaking. Tanto o “Academic” quanto o “General Training” têm o mesmo Listening e Speaking, mas diferem no Reading e Writing.

Não existe reprovação. Cada seção é pontuada separadamente, de 0 a 9. Então, se você não ficar feliz com a sua nota, pode fazer a prova de novo até atingir a pontuação desejada. Cada universidade tem seu critério de acordo com o curso. Em geral, pede-se 5 como nota mínima, mas, alguns cursos de graduação mais requisitados, a nota mínima pode ser 7. (Entenda o sistema de pontos em: http://takeielts.britishcouncil.org/find-out-about-results/understand-your-ielts-scores).

A prova toda dura menos de 3 horas e custa £160 (se feita em Londres), ou R$800, se feita no Brasil. É um investimento alto e, portanto, requer muito estudo.

Existem vários cursos preparatórios em diversas escolas de inglês no Brasil e aqui. Existem também muitos livros que você pode comprar, ou pegar nas bibliotecas públicas britânicas, e estudar sozinho. Ou ainda, cursos online que podem ajudar você a complementar* os seus estudos para o exame IELTS.

O British Council, que é um dos administradores do IELTS (junto com a Universidade de Cambridge e a IDP Education), sempre oferece curso preparatório pela plataforma do Future Learn. Chamado “Understanding IELTS: Techniques for English Language Tests”, o curso tem curta duração e é totalmente gratuito.

O objetivo é entender o que é o IELTS, como ele é divido, o que é exigido e como é avaliado. Você será preparado para cada seção da prova, entenderá como será pontuado e saberá como atingir os objetivos em cada uma delas. Então, vale a pena para quem está pensando em levar o IELTS realmente a sério.

O curso dura 6 semanas e exige dedicação de, no mínimo, 2 horas semanais. Você pode começar quando quiser e o seu acesso gratuito dará direito a ler o material, assistir aos vídeos, fazer os exercícios, etc. até 14 dias após o encerramento do programa. No entanto, se você quiser ter acesso permanentemente e certificado de conclusão, existe a opção de upgrade ao custo de £39.

E aí? Topa?

É um ótimo recursos para quem quer se preparar para a prova sem gastar nada. Aproveite!

 

* Para quem puder, recomendo que faça o curso gratuito online em paralelo a um preparatório presencial em escola.  Nada como ter um professor para tirar as suas dúvidas específicas, dar mais dicas sobre as provas e os tipos de exercícios. Fale gratuitamente com Luciano Baldauf, da Global Active Study. Ele poderá indicar cursos em escolas credenciadas.

 

 

A tempo: O TOEFL é a versão

 

americana do IELTS. Apesar de ser amplamente aceito nos EUA, passou, em 2014, a ser recusado pelo governo britânico para fins imigratórios e não é mais aceitos em algumas universidades britânicas.

 

❤️ Curta a minha página do Facebook e acompanhe o meu trabalho! ❤️

Comentário:

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s