Uma das diferenças culturais entre os universitários do Brasil e do Reino Unido é que aqui quase não vemos pessoas que trabalham o dia inteiro e estudam à noite. O comum é que o aluno se dedique integralmente aos estudos, seja de curso part-time (meio período) ou full-time (período integral). Isso não quer dizer que você terá aulas todos os dias, o dia todo. Mas, com a grade de horário toda picada e variando a casa trimestre, fica dificil conciliar trabalho e estudo, como no Brasil.
A grande maioria dos estudantes pede financimento do governo. Outros, correm atrás de bolsa para não precisar pagar nada depois de formado. Ainda, há aqueles que trabalham poucas horas por semana em um bico qualquer para ajudar com as despesas. Nas férias, podem trabalhar mais horas, mas isso dura só algumas semanas por ano e não chega a ser suficiente para pagar todas as contas.
A Birkbeck é a única universidade em Londres que oferece cursos noturnos. Ela faz parte da University of London e é muito bem conceituada. Tem campus no centro da cidade e em Stratford.
Com o foco em cursos noturnos, a Birkbeck está pegando um nicho de estudantes muito interessante porque são aqueles que continuam trabalhando enquanto estudam. Esses alunos são os que mais enriquecem o curso porque, se já estiverem atuando na área de estudo, têm exemplos práticos para trazer para dentro da sala de aula, o que torna tudo muito menos teórico e mais real e interessante.
Se você é do tipo que prefere continuar trabalhando, não deixe de visitar o website da Birkbeck, checar os cursos oferecidos e comparecer nos Open Evenings. E não se esqueça de me mandar os seus documentos escolares antes de ir para um Open Day/Evening: chegar em eventos desses com as traduções na mão agiliza para você e o coordenador do curso saberem se você tem o perfil e chances para ser aceito!
👍 Se você gostou deste post, curta e compartilhe! E deixe nos comentários da página no Facebook se outros tipos de informação – como bolsa e financiamento estudantil – são de seu interesse.
You must be logged in to post a comment.