Pausa para entender o que é o IELTS, para que ele serve e como se preparar sem gastar nada.
O IELTS (International English Language Testing System) é um teste de inglês aceito em várias universidades do Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, em instituições governamentais (para fins de imigração e em pedidos de visto, por exemplo) e agências de emprego.
Existem duas versões do IELTS: o “Academic” (para quem quer entrar na faculdade, em cursos de graduação ou pós-graduação) e o “General Training” (para quem busca trabalho, estágio, programas de treinamento e alunos do ensino médio). As duas versões avaliam a capacidade oral (escutar e falar) e escrita (ler e escrever) do candidato em seções separadas chamadas de Listening, Reading, Writing e Speaking. Tanto o “Academic” quanto o “General Training” têm o mesmo Listening e Speaking, mas diferem no Reading e Writing.
Não existe reprovação. Cada seção é pontuada separadamente, de 0 a 9. Então, se você não ficar feliz com a sua nota, pode fazer a prova de novo até atingir a pontuação desejada. Cada universidade tem seu critério de acordo com o curso. Em geral, pede-se 5 como nota mínima, mas, alguns cursos de graduação mais requisitados, a nota mínima pode ser 7.
A prova toda dura menos de 3 horas e custa £180 (se feita em Londres), ou R$920, se feita no Brasil. É um investimento alto e, portanto, requer muito estudo.
Existem vários cursos preparatórios em diversas escolas de inglês no Brasil e aqui. Existem também muitos livros que você pode comprar, ou pegar nas bibliotecas públicas britânicas, e estudar sozinho. Ou ainda, cursos online que podem ajudar você a complementar* os seus estudos para o exame IELTS.
O British Council, que é um dos administradores do IELTS (junto com a Universidade de Cambridge e a IDP Education), sempre oferece cursos preparatórios pela plataforma do Future Learn. Chamado “Understanding IELTS: Techniques for English Language Tests”, são quatro módulos (Listening, Speaking, Reading e Writing) de curta duração e totalmente gratuitos.
O objetivo é entender o que é o IELTS, como ele é divido, o que é exigido e como é avaliado. Você será preparado para cada seção da prova, entenderá como será pontuado e saberá como atingir os objetivos em cada uma delas. Então, vale a pena para quem está pensando em levar o IELTS realmente a sério.
É um ótimo recursos para quem quer se preparar para a prova sem gastar nada. Aproveite!
* Para quem puder, recomendo que faça o curso gratuito online em paralelo a um preparatório particular ou presencial em escola. Nada como ter um professor para tirar as suas dúvidas específicas, dar mais dicas sobre as provas e os tipos de exercícios. Fale gratuitamente com Luciano Baldauf, da Global Active Study. Ele poderá indicar cursos em escolas credenciadas.
A tempo: O TOEFL é a versão americana do IELTS. Apesar de ser amplamente aceito nos EUA, passou, em 2014, a ser recusado pelo governo britânico para fins imigratórios e não é mais aceitos em algumas universidades britânicas.
Links relevantes:
– para entender sobre o sistema de pontuação do IELTS: http://takeielts.britishcouncil.org/find-out-about-results/understand-your-ielts-scores
– curso gratuito do British Council no Future Learn: www.futurelearn.com/courses/understanding-ielts
– Global Active Study: http://www.globalactivestudy.com