Posso usar minhas notas do ENEM para estudar em universidade na Europa?

learn-3069053_1280

A resposta é SIM!

E, como primeiro post de uma séria que pretendo escrever aqui para explicar quais universidades europeias estão aceitando brasileiros com as notas do Enem, falarei hoje da Universidade de Coimbra.

Quem prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015, 2016 ou 2017 e tem o diploma do ensino médio, está apto a concorrer a uma vaga na Universidade de Coimbra, sem precisar prestar vestibular.

Essa universidade, fundada em Portugal em 1290, é uma das mais antigas do mundo e considerada como Patrimônio Mundial pela UNESCO! Tem mais de 25 mil alunos de mais de 90 nacionalidades diferentes. Uma oportunidade incrível para quem quer estudar em outro país, mas ainda não domina nenhum outro idioma.

A UC aceita as notas do Enem como critério de aprovação em seu processo seletivo. Segundo o Ministério da Educação (MEC), “as notas do Enem têm pesos diferentes para cada curso na instituição portuguesa. A nota mínima de candidatura para curso de graduação é de 120 valores na escala portuguesa de 0-200, que equivale a 600 na escala do Enem.” Alguns cursos valorizam mais a redação, outros valorizam outras matérias, depende da sua área de interesse.

Vá até o site da universidade e procure pela página do curso que deseja fazer para saber quais valores você precisa em cada matéria e quais os critérios para se inscrever. A inscrição vai até quarta-feira, dia 24, e o resultado será divulgado já no dia 2 de fevereiro. Super rápido! Nem dá tempo de ficar sofrendo de ansiedade!

Os cursos oferecidos pela Universidade de Coimbra são revalidados pelo MEC e você não enfrentará burocracias para ter a sua qualificação reconhecida quando voltar para o Brasil. Mas, se a sua intenção é morar no Reino Unido, usar o diploma português como uma ponte para chegar até aqui é uma sacada muito interessante, já que quem tem qualificação europeia sai em vantagem quando comparado com os que têm qualificação do Brasil.

Acesse aqui a página exclusiva com informação para candidatos brasileiros e boa sorte!

Comentário:

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s