Os governos do Reino Unido e do Brasil se uniram para apoiar um projeto muito legal de cooperação para promoção do desenvolvimento rural sustentável na Amazônia e na Mata Atlântica.
Aqui, um apanhado geral para você ver se tem interesse. Se sim, aconselho a correr para o site official do projeto pois as inscrições vão até o dia 16 de setembro!
Objetivo: promover o desenvolvimento rural sustentável, recuperando florestas e solos degradados e reduzindo a pressão sobre as florestas através da adoção de práticas agrícolas sustentáveis. Para isso, visa melhorar as práticas de uso da terra e manejo florestal, utilizadas por pequenos e médios produtores rurais nos biomas Amazônia (Mato Grosso, Pará e Rondônia) e Mata Atlântica (Bahia, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul).
Se o seu projeto for um dos 3.700 escolhidos, você vai receber: recursos financeiros não reembolsáveis e capacitação técnica para a implantação da agricultura de baixa emissão de carbono e recuperação e proteção de florestas.
Metas: diminuir de até 11 milhões de toneladas de emissões de CO2 em propriedades rurais nos dois biomas, reduzir o desmatamento ligado à agricultura, aumentar a restauração de florestas e solos nos dois biomas, contribuir com as metas de redução de emissão de gases do efeito estufa estabelecidas pela política nacional sobre mudança de clima.
Apoio: governos do Reino Unido (pelo Defra) e Brasil (pelo Mapa)
Responsável pela execução do projeto: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Mais informação:
Página oficial do projeto: http://www.ruralsustentavel.org/pt-br/
Página do Ministério da Agricultura: http://www.agricultura.gov.br/rural-sustentavel