Prazos de inscrição para entrar nas universidades britânicas

planejamento-1No post “Como é o vestibular no Reino Unido?”, explico sobre o processo de admissão em universidades britânicas para o aluno que estudou no Brasil e quer agora ingressar na vida acadêmica no Reino Unido.  Como o procedimento é diferente daquele com que estamos acostumados no Brasil, muitos se assustam, acham complicado e se perdem no meio do caminho.

Por isso, a dica de hoje é começar a se preparar com, no mínimo, um ano de antecedência!

O ano acadêmico aqui começa agora, em setembro, e termina em julho. A maioria das universidades aceitam inscrições até o dia 15 de janeiro para os cursos que começam em setembro daquele mesmo ano. Interessados em arte e design têm o prazo um pouco maior, até o dia 24 de março.  No entanto, quem quiser estudar nas renomadas University of Oxford e University of Cambridge precisa se inscrever até o dia 15 de outubro do ano anterior, ou seja, quase um ano antes de começar o curso escolhido. Para quem quer ser médico, médico veterinário ou dentista, vale também o prazo de 15 de outubro.

O UCAS (Universities and Colleges Admissions Service), órgão que centraliza e gerencia os processos de inscrição e aceitação de todos os estudantes nas instituições de ensino do Reino Unido, explica no site deles que os alunos internacionais (o que inclui os brasileiros) têm o prazo de inscrição maior: você pode se inscrever a partir de setembro para um curso que só começará em setembro do ano seguinte.  A inscrição para o aluno internacional vai até o dia 30 de junho do mesmo ano que começa o curso, com exceção para quem quer as universidades de Oxford ou Cambridge ou os cursos de medicina, veterinária e odontologia, já que o prazo de 15 de outubro é inflexível.

No entanto, não é aconselhável deixar para se inscrever depois das datas aplicadas aos estudantes daqui, mesmo porque os alunos internacionais, depois de aceitos pela universidade, ainda deverão correr atrás do visto e alojamento.  Ou seja, se você deixar para se inscrever muito próximo do começo do ano letivo, poderá correr o risco de receber o “sim” muito em cima da hora e não conseguir o visto ou acomodação a tempo para o início das aulas.

Uma pequena ressalva para as poucas universidades com processo de inscrição independente do UCAS:  para estas, o aluno deve se inscrever diretamente na faculdade escolhida, apesar dos prazos serem, quase sempre, os mesmos do UCAS.

Para os alunos de pós-graduação: o UCAS recebe as inscrições de todos os cursos de pós em artes performáticas, ensino, trabalho social ou medicina. Para todos os demais cursos você terá que verificar com cada universidade porque o UCAS só gerencia alguns outros cursos apenas. A maioria é realizada diretamente com a universidade, sobretudo os cursos voltados à pesquisa. Os prazos de inscrição para pós também são diferentes.

Então, não se esqueça! Os prazos de inscrição para entrar em um curso de graduação em universidades na Inglaterra, da Escócia, do País de Gales ou na Irlanda do Norte são:

até às 18h (horário em Londres) de 15 de outubro do ano anterior: para qualquer curso nas Universidades de Cambridge ou Oxford e para os cursos de medicina, medicina veterinária e odontologia em todas as universidades;

até às 18h (horário em Londres) de 15 de janeiro do mesmo ano do início do curso: para a maior parte dos cursos, na maioria das universidades; e

até às 18h (horário em Londres) de 24 de março do mesmo ano do início do curso: para os cursos de artes e design.

Portanto, comece já suas pesquisas e prepare-se com antecedência para o seu próximo grande passo na vida acadêmica. O esforço é grande, mas recompensador! Boa sorte e conte comigo para traduzir todos os seus documentos!

Comentário:

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s