Post 4 da Série Quarentena: Se o seu objetivo é estudar, mas você ainda não domina o inglês

WhatsApp Image 2020-04-14 at 18.14.37Se você sonha em fazer uma graduação ou pós-graduação agora, apesar de ainda não ter o nível de inglês exigido pelas universidades britânicas, cola aqui!

Te apresento duas possibilidades:

  1. partir para um curso de universidade brasileira; ou
  2. estudar forte e praticar mais o inglês até obter a nota exigida de IELTS para o curso que você deseja (se não sabe o que é IELTS, comenta aqui que eu te explico mais).

Hoje, responderei algumas perguntas que podem estar gritando na sua cabeça:

 

Como vou estudar curso de universidade brasileira se moro fora?

São duas as respostas:

  1. Em alguma das várias universidades no Brasil que oferecem cursos de Ensino à Distância (EaD). Mas, atenção: você tem que procurar por cursos que sejam 100% à distância, pois tem alguns que são apenas parcialmente à distância, ou seja, com algumas aulas online e outras presenciais.
  2. Na Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados). Ela é, até o momento, a única universidade brasileira com pólo na Inglaterra, mais precisamente nas cidades de Londres, Oxford, Manchester e Swindon. As aulas são online e as provas são presenciais.

 

Mas tem vantagem estar aqui e fazer curso do Brasil?

Oh, yes!
A primeira, mais óbvia, é de poder fazer o curso na nossa língua, né?

A segunda é saber que o seu curso é reconhecido pelo MEC. Assim, caso você volte para o Brasil, não terá aquela burocracia toda para fazer o reconhecimento e validação do seu curso superior lá. E, convenhamos, a possibilidade de voltar a morar na terrinha nunca larga nossos pensamentos, não é verdade?

A terceira é que, por ser curso online (e a info aqui vale inclusive para cursos online em inglês), você tem a liberdade para escolher seus horários e locais de estudo (no transporte público voltando do trabalho, no sofá de casa, em cima da cama!). Eu mesma já fiz curso assim e posso garantir que, mesmo à distância  é possível interagir com os professores e tirar dúvidas, além de se relacionar com outros colegas e fazer trabalhos em grupo.

 

Mas o que eu vou fazer com um diploma do Brasil se moro fora?

O mesmo que todas as pessoas que se formaram lá e moram aqui fazem! Procurar saber se, para atuar na sua área, você vai precisar se registrar em algum conselho profissional, fazer o processo de equivalência do Naric, se é só mandar CV por aí, etc. Fique por perto porque ainda vou abordar essa parte em algum post futuro dessa Série_Quarentena.

Deixo aqui um link para uma entrevista que dei durante a Feira de Educação na Embaixada do Brasil em Londres para o pessoal da Unigran Londres.

 

Comentário:

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s